segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Os cegos também vêem...


Foto: dia para se ver de Max Machado
Fonte: olhares.com

Numa das minhas incursões pela net descobri recentemente este "manual" publicado pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência sobre COMO AJUDAR UM CEGO.

Embora o bom senso seja, como em tudo, uma valiosa ferramenta para enfrentar e lidar com as realidades que de certas forma nos são estranhas, este documento tem dicas interessantes, até mesmo para amigos e familiares, que podem simplificar a construção dos procedimentos ideiais a adoptar quando lidamos com estas pessoas tão especiais, que, sem o dom da visão, têm de levar ao extremo todas as suas outras capacidades e sentidos para desenharem, na sua mente, o mundo como nós o vemos!

http://www.inr.pt/uploads/docs/Edicoes/Folhetos/Folheto004.pdf

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Justa homenagem


Como todos certamente saberão, a nossa escola de pais.nee tem um espaço para as crianças. Sempre que os pais não tenham com quem as deixar, as crianças ficam acompanhadas por uma voluntária, que com elas desenvolve actividades ricas e diversificadas numa sala ao lado. Assim, enquanto os pais estão na formação, os filhos divertem-se, brincam e socializam.
Queremos hoje prestar uma justa homenagem à Dra. Teresa Silva, por semanalmente cuidar de forma tão carinhosa e dedicada das crianças que chegam à quinta-feira com os pais.
Bem-haja Teresinha (como gosto de lhe chamar)...e... obrigada em meu nome, em nome dos pais e das nossas crianças.