segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Arte e NEE


O Duarte, que toda a gente conhece, tem neste momento um conjunto de trabalhos em exposição na Pastelaria Sonho Doce, junto ao estádio municipal. O mail dele é dnpvcr@gmail.com e agradece todas as mensagens de incentivo que lhe queiram enviar.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

escola de pais.nee é formação acreditada

Caros amigos e leitores apenas para partilhar convosco que a formação Escola de Pais.nee  está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga, sendo uma formação de 50 horas (2 créditos) e destina-se a docentes de todos os graus de ensino. Assim se alguma escola ou entidade a quiser desenvolver tem de me contactar (celmiramac@gmail.com) e contactar o Centro de Formação de Bragança (cfaebn@sapo.pt).

Sempre a avançar. Um abraço.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Unidade de Ensino Estruturado para alunos com Autismo em Vinhais

Estimados leitores, amigos e pais, este é o momento de parafrasear o poeta: "Quando o homem sonha a obra nasce". Neste caso, desde 2005 que trabalho com a problemática do Autismo no Agrupamento de Escolas de Vinhais. Durante anos lutei e fui testemunha da luta das famílias pela existência de recursos especializados para trabalhar esta problemática. Durante todos estes anos fui lutando e sonhando com uma escola mais inclusiva, onde os todas as crianças tivessem acesso à igualdade de oportunidades e a uma educação qualidade. Em Maio fiz a sugestão e projecto surgiu. Agora, cinco crianças da EB de Vinhais, com Perturbações dentro do Espectro do Autismo (PEA), têm uma Unidade de Ensino Estruturado (UEEA). Temos de agradecer à efectiva e feliz parceria entre o Agrupamento de Escolas de Vinhais e a Câmara Municipal, que juntas edificaram uma obra grandiosa, na forma, no conceito e na qualidade.

Como mentora deste projecto e professora da Unidade resta-me explicar (a quem eventualmente desconhece), o que é uma UEEA.

Uma Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Autismo constitui uma resposta educativa específica que visa sobretudo, ‎melhorar a qualidade de vida das crianças/jovens com Perturbações do Espectro do Autismo. As ‎UEEA não são, em situação alguma, mais uma turma da escola. Todos os alunos têm uma turma de ‎referência que frequentam, usufruindo da UEEA enquanto recurso pedagógico especializado (DGIDC, ‎‎2008).

Com base no ensino estruturado a UEEA procura tornar o ambiente em que os alunos com PEA se ‎inserem, num ambiente mais previsível, estimulante e instigador de desenvolvimento, ajudando-os ‎através de um pluralismo metodológico, com maior incidência no modelo TEACCH, a desenvolver ‎competências na área da comunicação, interacção social, comportamento e aprendizagem (Idem).

A UEEA tem como objectivo aumentar o nível de autonomia e de participação na escola destes ‎alunos, junto dos seus pares, fomentando neste percurso de aprendizagem, a inclusão na sociedade. ‎Constitui-se assim num recurso pedagógico de excelência de qualquer ‎escola que se assuma como inclusiva.

Organização do ambiente educativo da UEEA de Vinhais:

A UEEA está constituída por várias áreas educativas, de forma em que em cada uma delas, as crianças possam desenvolver competências específicas:

1– Área de transição: corresponde ao espaço onde estão os horários individuais que irão orientar as actividades diárias de cada aluno. As pistas visuais informam sobre onde, quando e o que fazer durante o dia ou parte do dia.
2- Área de reunião: Esta é uma Área destinada a desenvolver actividades que, garantindo a planificação e a estrutura, promovem a comunicação e a interacção social.

3- Área do aprender: é o espaço de ensino individualizado, limpo de estímulos distractores, onde se desenvolve a atenção e a concentração, ao mesmo tempo que novas competências e tarefas são trabalhadas e consolidadas.4- Área de trabalho individual: É a Área na qual se pretende que as crianças realizem de forma autónoma as actividades já aprendidas.

5– Área de brincar: É o local destinado a aprender a relaxar, fazer curtos momentos de espera, permitir as estereotipias, aprender a brincar (com a presença do adulto) e trabalhar o jogo simbólico.6- Área da expressão plástica: É a Área na qual todo o grupo poderá desenvolver trabalhos em conjunto. Prioriza-­se o desenvolvimento de actividades criativas e expressivas . 7- Área do computador: Esta Área pode ser utilizada de forma autónoma, com ajuda, ou em parceria, aprendendo a esperar, a dar a vez e a executar uma actividade partilhada.

Construção partilhada do saber:

Esta Unidade assumirá um enfoque ecológico/sistémico (Bronfenbrenner,1996), o que significa que englobará as crianças, as suas famílias e o seu contexto social e educativo na Escola e na comunidade de Vinhais.
O envolvimento de todos os intervenientes no processo educativo, revela-se fulcral, pois esta construção partilhada do saber, ajudará a escola a conhecer as necessidades das crianças e das famílias, a planear formas de intervenção eficazes e a concretizar uma metodologia coerente de estratégias, a desenvolver nos diferentes contextos ecológicos onde as crianças interagem.

Afinal é para isso que cá andamos. Mais um sonho...mais uma obra feita.

NOTÍCIAS EM:


http://diariodebraganca.blogs.sapo.pt/178338.html

http://www.o-informativo.com/content/view/2916/51/

http://www.scribd.com/doc/22363447/Nordeste-681


domingo, 8 de novembro de 2009

Quero deixar um grande obrigada...


Quero deixar um grande obrigada à responsável por este projecto.
Como mãe de uma criança com NEE, reconheço que nesta escola estou com pessoas que me entendem, onde posso falar sem medo das dificuldades ou dos pequenos sonhos. Esta escola, para além de um lugar de aprendizagem, tem sido uma boa terapia, onde se ouve e partilha, onde se encontra uma mão amiga.
Deposito também toda a esperança no Projecto da Associação. Às pessoas que tanto têm trabalhado para que este fosse uma realidade, um grande bem-haja. Obrigada pela coragem, determinação e carinho que lhe dedicam.
Neste leque vejo: uma fonte de energia que se contagia! Uma luz de esperança que não se apaga! Um sonho que se pode tornar realidade! Uma causa que vale a pena! Acredito que este sonho vai ser mesmo possível para que as nossas crianças sejam mais felizes.

Carmelina

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A escola de pais.nee vai deixar saudade...

Estamos a pouco mais de um mês para acabar a nossa escola de pais e eu já tenho saudades do nosso convívio semanal. Achei interessante partilhar com todos algumas diferenças que tenho observado no grupo.
Temos pessoas que tomavam anti-depressivos e deixaram de o fazer, pessoas que entraram com ar envergonhado e que agora conseguem partilhar a sua experiência de vida, pessoas que quase nunca falavam (limitando-se a ouvir) e hoje falam das coisas boas e más, como se nos conhecêssemos desde sempre.
Mas o que mais me impressiona é ver o brilho nos olhos que algumas pessoas mostram agora e que, outrora não possuíam, a serenidade e a paz interior que agora demonstram.
Por tudo isto, esta experiência têm sido uma das melhores coisas que me aconteceu.

Obrigada a todos os formandos pelos bons momentos, pela partilha e pela amizade e à formadora Celmira por nos ter proporcionado esta experiência.
É como uma segunda família e eu tenho muito orgulho por fazer parte dela.
E a falta que esta escola me vai fazer!!

Manuela Gomes