segunda-feira, 22 de março de 2010

Assinar o compromisso...

Iniciamos a primeira sessão da escola de pais.nee em Alfândega com a assinatura de um compromisso.
Um compromisso de honra que obriga os formandos a uma tarefa que parece cada vez mais árdua nos dias de hoje: ser feliz. Esta é talvez a única imposição desta escola diferente.

Os presentes ficaram assim comprometidos, através da sua expressão criativa numa tela, a frequentar a escola de pais.nee com afinco e dedicação, a partilhar as suas histórias de vida, e a tentar ser feliz todos os dias. Será que custa assim tanto?

A pergunta paira no ar à espera de quem lhe dê resposta, mas certo é que na escola de pais.nee é determinante estar e ter espírito de grupo e boa disposição.

Aos pais de crianças/jovens com NEE, técnicos e todas as pessoas que tiveram a coragem de estar presentes e frequentar esta escola, um bem-haja.

Encontramo-nos sexta para uma nova aventura.

Um abraço solidário.

5 comentários:

  1. Sim assinamos o compromisso... Não, não estamos "minimamentissimo" arrependidos... Se gostamos das aulas??? Quais aulas??? Aqui ninguém dá aulas... Aqui temos partilha de experiências do nosso dia-a-dia. Experiências essas que nos levam a ver o mundo de outra forma, talvez pelos olhos de quem as conta... Mas seria possível isto acontecer se nos juntássemos, os formandos, todos numa sala sem a presença da Celmira? Não!!! Sim, porque a grande dinamizadora, escultora (de consciências), animadora, educadora deste projecto é mesmo ela.

    Em relação ao projecto em si, pensamos que poderá ser um começo, muito bom por sinal, que levará a comunidade a ver Pessoas com necessidades especias não como uma parcela "menos boa" da sociedade mas sim como pessoas extraordinárias.

    Esperemos que esta Escola de Pais seja um capítulo "To be continued..." no grande livro da evolução da mentalidade da nossa sociedade.

    Um grande bem haja à Celmira e a quem com ela colabora tornando isto possível.

    Família Castilho

    ResponderEliminar
  2. Estamos todos de Parabéns!
    Por termos em ALfândega"A Escola de Pais"
    Que veio abrir a mente e aliviar a alma.
    Sou Alfandeguense e gosto muito da minha terra.Assim fico muito grata a todos que querem o progresso e o bem estar das pessoas que vivem cá, e também das que nos visitam.
    Muito obrigada pelo bem que me faz sentir ao participar nesta formação.
    Muito obrigada a quem acreditou em si!

    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Meu nome é Cris e quero compartilhar uma notícia muito importante para as pessoas envolvidas com a questão do autismo! http://bit.ly/bMkYx9

    Vale a pena ler e divulgar!

    Um grande abraço!

    Cris Santos

    ResponderEliminar
  4. Do meu ponto de vista esta formação era algo que Alfândega da Fé necessitava. Nesta formação além da aprendizagem que é fulcral, também o convívio, a socialização, a troca de ideias e experiências e a percepção da realidade. Pois esta última, para nos alertar que é necessário lidar com crianças com nee de forma "normal", com muito empenho e dedicação.
    Todos iguais, todos diferentes.

    Formanda: Cristiana Borges

    ResponderEliminar
  5. olá ,sou a Sandra e quero deixar aqui o meu testemunho do quanto tem sido importante esta formação.Acho que é uma formação necessária para todos os pais e não só.Ajuda-nos a ver um outro lado que nós pais de meninos saudáveis desconhecemos.É necessario alertar para esta realidade.Quero aqui deixar um grande bem haja a estes pais de coragem.A ti Celmira muito obrigada pelo teu empenho, dedicação e fantástico trabalho.Até breve...

    ResponderEliminar