sexta-feira, 16 de julho de 2010

Escola de pais.nee: Educar para a diferença


Os meses de Julho e Agosto vão ser de repouso e reflexão na nossa escola de pais.nee. Para trás ficaram vários meses de aprendizagem, cooperação e construção de um espírito de grupo e amizade entre todos.
Acreditem, nesta escola aprendemos muito, sobretudo a valorizar as opiniões dos outros e a criar empatia com os problemas de cada um, sejam eles por terem na família crianças com NEE, ou não, certo é que aprendemos sempre muito na partilha que fazemos uns com os outros.

O primeiro módulo falava-nos da "Educação para a Diferença":

Aqui aprendemos a ver os nossos filhos como especiais. Ter uma necessidade especial não é o fim do mundo, mas o início de uma nova e longa caminhada, e que os pais podem vencer e torná-la mais suave. Aqui dão-nos conhecimentos, informações e saberes para aprender a lidar com as necessidades que temos em casa. É preciso aprender a viver vendo a vida sob um prisma diferente, principalmente a valorizar o que temos em casa, a nossa família, os nossos verdadeiros amigos e a nós próprios. Esta é a grande lição que aprendemos.
Para os que não têm estes problemas em casa, foi muito importante aprender a ser solidário e a ser verdadeiramente cidadão. Tal como refere a nossa formadora (Celmira Macedo) a cidadania vive-se... E aqui aprendemos a viver cada dia, respeitando as diferenças dos outros.






Estas actividades de simulação ajudam-nos a perceber as limitações das nossas e de outras crianças... É arrepiante e faz-nos sentir mesmo impotentes, por outro lado faz-nos pensar que temos muita sorte e assim valorizamos as pessoas com limitações: VOCÊS SÃO UNS HERÓIS!!!



O QUE ME MARCOU NESTE MÓDULO:

  • Aprendi a lidar com as diferenças e a perceber que as minhas dificuldades, comparadas com as de outras mães, são insignificantes (Cristiana);
  • Tenho pena que outras pessoas não estejam nesta formação, aqui há muitos exemplos de vida, que todas as pessoas deviam conhecer e sentir... (Teresa)
  • Aqui aprendi a partilhar (Neuza);
  • Esta escola fez-me compreender melhor e lidar melhor com a criança diferente que tenho em casa, assim como a lidar melhor com outras crianças e adultos diferentes e iguais a nós (Anabela);
  • Ajuda-me a conhecer melhor o meu filho e as suas reacções. É uma grande ajuda (M.);
  • Começo a compreender melhor a minha família e a entendê-la melhor  (Teresa T.);
  • Sinto que sou agora um ser humano melhor (Sandra).
E ainda não acabou...

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Menção Honrosa para a Escola de Pais.nee



A groupVision Serviços Editoriais e de Educação vem por este meio informar que foi atribuída uma Menção Honrosa ao projecto “Escola de Pais.nee” na Categoria Comunidade e Parcerias/Protocolos.
A Cerimónia de Entrega dos Prémios Reconhecimento à Educação decorrerá na próxima Segunda-Feira, dia 5 de Julho, pelas 14h45, no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica de Lisboa, no âmbito da 18ª Conferência SInASE.
Em nome da groupVision, apresento as nossas felicitações pela classificação.